Saúde Bucal

Gerência de Odontologia
Telefone: 
(61) 2017-1145 Ramal: 1142
E-mail: geo.sais@saude.df.gov.br
 

Atendimentos
Atenção Primária à Saúde – APS: 
Atendimento odontológico pela equipes de Saúde Bucal (eSBs) nas Unidade Básicas de Saúde (UBS). São realizados tratamentos clínicos como: atendimentos de urgência e emergência odontológicas, raspagem e profilaxia dentais, restauração, extração de dentes permanentes e decíduos (“de leite”) e prótese dentária, dentre outros. São contemplados pacientes de todas as faixas etárias.

Unidades de Saúde do DF com serviço odontológico

Centros de Especialidades Odontológicas – CEOs: Atendimento nas seguintes especialidades odontológicas: Periodontia, Endodontia, Cirurgia oral menor, Estomatologia, Pessoas com Deficiência/Pacientes com Necessidades Especiais (PcD/PNE), Disfunção Temporomandibular (DTM), Odontopediatria e Prótese dentária.

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais: Atendimento na especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais como: traumas de face, lesões de boca e face, cirurgias ortognáticas.  Realizados nos seguintes hospitais: HRAN, HRS, IHBDF* e HRSM*.

*Unidades sob gestão do IGES/DF.

Ortodontia pré-cirúrgica e de pacientes com fissuras labiopalatais: Atendimento odontológico ortodôntico prévio a cirurgias odontológicas corretivas de deformidades dentofaciais/esqueléticas e fissuras labiopalatais. Realizados nos seguintes hospitais: IHBDF*, HRSM* e HRAN.
*Unidades sob gestão do IGES/DF.

Centrais de Radiologia Odontológica: Radiografias intra e extrabucais.

Prontos Socorros Odontológicos (PSs): Atendimentos odontológicos de urgência e emergência nos seguintes hospitais:

HRAN: Atendimento 24 horas, 7 dias por semana;

HRT: Atendimentos aos sábados e domingos das 07h00 às 19h00;

HRG: Atendimentos de segunda à sexta das 19h00 à 01h00 e sábados e domingos das 07h00 às 19h00.

Unidades de Pronto Atendimento – UPAs*: Atendimentos odontológicos de urgência e emergência.

*Unidades sob gestão do IGES/DF.

Pronto Socorro de trauma de face e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais*: Atendimentos odontológicos de urgência e emergência para vítimas de traumatismos dentários e faciais no Instituto Hospital de Base (IHBDF), 24 horas, 7 dias por semana.

*Unidade sob gestão do IGES/DF.


COMO TER ACESSO

Atenção Primária à Saúde – APS:  O usuário deverá se dirigir à UBS de referência da sua residência e procurar a eSB responsável pelo atendimento da sua equipe de Saúde da Família (eSF), portando documento de identidade com foto, cartões da SES e do SUS. Menores de idade e/ou incapazes deverão comparecer acompanhados por seu responsável legal com documento de identidade com foto de ambos.

Centros de Especialidades Odontológicas – CEOs: Caso o usuário necessite de atendimento em uma das especialidades dos CEOs, ele será inserido no Sistema de Regulação (SisReg) pelo Cirurgião Dentista (CD) responsável por seu atendimento clínico na UBS. No dia do atendimento, o paciente deverá levar documento de identidade com foto, cartões da SES e do SUS. Menores de idade e/ou incapazes deverão comparecer acompanhados por seu responsável legal com documento de identidade com foto de ambos. Também deverá levar exames complementares, caso os possua.

 Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais: Caso o usuário necessite de atendimento nesta especialidade, ele será inserido no SisReg pelo CD responsável por seu atendimento no CEO. No dia do atendimento, o paciente deverá levar documento de identidade com foto, cartões da SES e do SUS. Menores de idade e/ou incapazes deverão comparecer acompanhados por seu responsável legal com documento de identidade com foto de ambos. Também deverá levar exames complementares, caso os possua.

Ortodontia pré-cirúrgica e de pacientes com fissuras labiopalatais: Caso o usuário necessite de atendimento nesta especialidade, ele será inserido no SisReg pelo CD responsável por seu atendimento clínico na UBS ou no CEO. No dia do atendimento, o paciente deverá levar documento de identidade com foto, cartões da SES e do SUS. Menores de idade e/ou incapazes deverão comparecer acompanhados por seu responsável legal com documento de identidade com foto de ambos. Também deverá levar exames complementares, caso os possua.

Centrais de Radiologia Odontológica:  Caso o usuário necessite de exames de imagem odontológicos, ele será inserido no SisReg pelo CD responsável por seu atendimento clínico na UBS. No dia do atendimento, o paciente deverá levar a solicitação de exame, documento de identidade com foto, cartões da SES e do SUS. Menores de idade e/ou incapazes deverão comparecer acompanhados por seu responsável legal com documento de identidade com foto de ambos.

Prontos Socorros Odontológicos (PSs): O paciente deverá comparecer portando documento de identidade com foto, cartões da SES e do SUS. Menores de idade e/ou incapazes deverão comparecer acompanhados por seu responsável legal com documento de identidade com foto de ambos.

Unidades de Pronto Atendimento – UPAs*: O paciente deverá comparecer portando documento de identidade com foto, cartões da SES e do SUS. Menores de idade e/ou incapazes deverão comparecer acompanhados por seu responsável legal com documento de identidade com foto de ambos.

*Unidades sob a gestão do IGES/DF.


Carta de Serviços da Saúde Bucal

Política Nacional de Saúde Bucal - PDSB-DF

Política Nacional de Saúde Bucal

Linha Guia de Saúde Bucal do DF (*para servidores)


BRASIL SORRIDENTE – A saúde bucal levada a sério

Brasil Sorridente é o nome da Política Nacional de Saúde Bucal. Seguindo as diretrizes nacionais do Brasil Sorridente, a saúde bucal, na SES-DF, está cada vez mais perto de cada cidadão. Todos os hospitais regionais do Distrito Federal têm atendimento odontológico (com exceção do de Samambaia). Todas as UPA também contam com pronto atendimento odontológico e todos os centros de saúde do DF também contam com esse serviço em ambulatório.

A SES-DF também conta com dez policlínicas odontológicas cadastradas como Centros de Especialidades Odontológicas – CEO:

1. Hospital Regional de Taguatinga
2. Unidade Mista de Taguatinga
3. Hospital Regional da Asa Norte
4. Hospital Regional de Planaltina
5. Hospital Materno Infantil de Brasília
6. CEO 712/912 Sul
7. Hospital Regional da Ceilândia
8. Centro de Saúde 11 da Ceilândia
9. Hospital Regional de Santa Maria
10. Hospital Regional de Sobradinho
11. Hospital Regional do Guará
12. Centro de Especialidade Odontológicas – Paranoá
13. Centros de Especialidades Odontológicas – CEO Região Oeste


Notas Técnicas