Vacinação

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, criado em 1973, oferta 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação. Para o calendário de rotina estão disponibilizadas 19 vacinas, cuja proteção inicia nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. Todos estes imunobiológicos são disponibilizados pelo Ministério da Saúde para os Estados, Municípios e para o Distrito Federal.

No DF, os imunobiológicos são recebidos e armazenados na rede de frio distrital e posteriormente distribuídos para as redes de frio das Regiões de Saúde. Dentre as atribuições da rede de frio distrital destacam-se o controle da distribuição de imunobiológicos, principal atividade para garantir o abastecimento e manutenção destes nas regiões e salas de vacina. Em relação às Regiões de Saúde, estas são responsáveis por receber os imunobiológicos e soros da rede de frio distrital e distribuí-los às salas de vacinas.

A vacinação de rotina é oferecida a população em mais de 120 unidades de saúde públicas das sete Regiões de Saúde, incluindo salas de vacinação fixas e serviços de vacinação volante para unidades rurais ou unidades que não possuem estrutura para dispor de uma sala fixa.

A orientação técnica dos serviços de imunização segue as normas técnicas previstas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Na Secretaria de Saúde do Distrito Federal esta orientação é realizada pela Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar (GEVITHA) pertencente a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da Subsecretaria de Vigilância a Saúde (SVS) e pelos respectivos Núcleos de Vigilância Epidemiológica e Imunização (NVEPI) das regiões, os quais estão hierarquicamente subordinados às Diretorias Regionais de Atenção Primária à Saúde (DIRAPS). A responsabilidade administrativa, no que se refere a escalas e horários de funcionamento das unidades e a carteira de serviços oferecida é de responsabilidade das DIRAPS das Superintendências de Saúde. A rede de frio distrital é responsabilidade da Gerência de Rede de Frio (GRF) da GEVITHA/DIVEP/SVS.


Consulte aqui o endereço e o horário de funcionamento da sala de vacina da Unidade de Saúde mais próxima de você (*Os horários de funcionamento da vacinação nas Unidades Básicas de Saúde estão sujeitos à alterações)

Covid-19
Calendário de Vacinação no Distrito Federal 2022


Cobertura Vacinal
Videoaulas


Paginas Relacionadas

Curso on line de Sala de vacinação
Sociedade Brasileira de Imunização
Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde


Documentos

Instrução Normativa do Distrito Federal para o Calendário Nacional de Vacinação de 2022

Guia de Vigilância em Saúde

Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação

Manual dos Centros de Referêcia para Imunobiológicos Especiais

Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação

Manual de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações

40 anos do Programa Nacional de Imunizações

 


Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar
GEVITHA/DIVEP/SVS/SES-DF
Endereço: bloco D, SEPS 712/912 – Asa Sul – Brasília/DF
CEP: 70.390-125
Telefone (VOIP): 2017-1145 – ramal: 8250
E-mail: gevitha.divep@saude.df.gov.br

Área técnica de imunização
ÁREA TÉCNICA DE IMUNIZAÇÃO/GEVITHA/DIVEP/SVS/SES-DF
Endereço: bloco D, SEPS 712/912 – Asa Sul – Brasília/DF
CEP: 70.390-125
Telefone (VOIP): 2017-1145 – ramal: 8250

Gerência de Rede de Frio do Distrito Federal
GRF/GEVITHA/DIVEP/SVS/SES-DF
Endereço: SGAP, Lote 06, Bloco G, Parque de Apoio da Secretaria de Saúde – DF, SIA
Cep 71.200-010– Brasília/DF
Tel. (61) 2017-1145 Ramal 4190/4191/99213-4932
E-mail: grf.divep@saude.df.gov.br